27 de outubro de 2011

Palestra - O Diabo não Existe

O tema da palestra do dia 27/10/2011 foi o Diabo - figura criada para assustar as pessoas pouco esclarecidas -. Nela foi mostrado o real significado das palavras diabo, satanás e lúcifer. Diabo e satanas tem significados semelhantes e seria "Acusador, Caluniador, Adversário", já Lucifer representa luz, estrela da manham, estrela dalva dentre outras. Mas também foram estes nomes usados por muitas religiões cristãs como sendo uma divindade que representaria o mal, o contrário de Deus, e pior ainda, foi personificado por uma criatura horrível que ninguém jamais viu, como coelinho da pascoa e saci-perere.

Foi mostrado que antigamente os poderosos eram representados com chifres (Moisés de Michelangelo). Na sequencia foi abordado como a maioria das religiões do mundo aceitam ou não a figura do demônio.

Como sempre tentamos demonstrar através de passagens da bíblia algo racional, demonstramos a passagem da tentação do cristo, lembramos a todos os presentes que Jesus é o modelo e guia dos espíritas, pois sempre está ao nosso lado nos trabalhos que realizamos, mas voltando ao assunto, foi demonstrado através da passagem da tenção vivida por cristo que não teve entidade do mal, mas sim seu próprio pensamento o fazendo refletir, sendo este o próprio acusador ou caluniador ou adversário, tentando fazer com que ele fizesse coisas que poderia (transformar pedra em pão) mas que não eram nessesárias, pensou que facilmente poderia ser rei de todas as nações, mas como lembrou que rei somente é o Pai, já afastou esta idéia da cabeça. Também foi mostrado os absurdos encontrados nesta passagem se a entendermos ao pé da letra, (mas lembramos que temos que ter olhos de ver e ouvidos de ouvir, e não se atermos a letra que mata mas ao espirito que vivifica, demonstrando assim que temos que entender o significado e não apenas as letras escritas). Alguns desses absurdos seria que Jesus jamais poderia ser carregado feito um fraco pelo diabo pra lá e pra cá. Ele sendo a alma mais nobre que já nasceu na terra jamais poderia ser levado pelo mal. Outro absurdo seria a oferta do diabo para ele onde o mesmo lhe ofereceu todos os reinos da terra (que já eram de Jesus) para que ele o adorasse. As traduções usadas foram do Dr. Carlos Torres Pastorino que são facilmente encontradas na internet. Livros: Sabedoria do Evangélio.  Carlos T. Pastorino.

Na sequencia foi estudado a passagem bíblica onde Jesus chama o apostolo Pedro de Satanas (Marcos 8:31). Percebemos aí que a palavra satanas é vista como algo contrário, pois o mesmo estava falando da sua morte que estava próxima, ao que Pedro não aceitando tentou repreende-lo.

Após estas explanações, foi demonstrado que o Diabo não existe, como explica a Doutrina Espírita. Começamos a demonstrar os atributos de Deus, que o mal é a ausencia do bem, como já nos havia dito Santo Agostinho. Mostramos que várias religiões falam mais no Diabo do que de Deus, e que manteem seus fiéis que sustentam várias agremiações com seus dízimos através do medo. Esclarecemos e demonstramos que demônio, diabo e lúcifer não existem. Que demônios são só criações do homem (se é que podemos chamar de homem). Falamos também que existem espíritos maus, mas não demônios, e que todos um dia chegarão a angelitude, pois o próprio Cristo nos disse que nenhuma de minhas ovelhas se perderão. Nem as ovelhas boas, nem as más. Abraço.

Clique aqui e baixe o arquivo da apresentação. 

Dúvidas mande um e-mail com sua pergunta: dgodv@hotmail.com